Translate


quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Até o Tucupi - Festival de Artes Integradas do Coletivo Difusão

A quinta edição do Até o Tucupi - Festival de Artes Integradas do Coletivo Difusão ocorrerá entre os dias 29 de setembro e 08 de outubro. O festival é uma realização do Coletivo Difusão, da Prefeitura de Manaus, por meio do projeto Patrulha Voluntária Jovem, e do  Sebrae Amazonas.
O Até o Tucupi é um festival promovido anualmente com a presença de diversas linguagens artísticas integradas além de uma programação voltada para capacitação e valorização dos agentes culturais da cidade. As atividades deverão ser realizadas em todas as zonas da cidade, e também na zona rural.
O formulário de inscrição é um CADASTRO de artistas visuais interessados: Desenhistas, Ilustradores, Fotógrafos, Grafiteiros, Pintores, Gravadores, Designers, Estilistas, Personal Stylist, Figurinistas, Cenógrafos, Arquitetos,  Videoartistas, Publicitários . Após o período de inscrição para participação no festival, será feita uma curadoria para seleção de projetos artísticos visuais que farão parte da programação de Artes Visuais do Festival Até o Tucupi 2011. Ela será divida em mostras Físicas (Projeto Compacto.ART, Mostra Amazônia de Fotografia, Intervenções Urbanas) e Virtuais (Edição de vídeo com os projetos artísticos cadastrados e publicados na internet, Projeção de Imagens, Revista Online de Artes Visuais). Poderão participar propostas de artistas independentes, grupos, ou coletivos artísticos, responsáveis pela criação e execução de intervenções, obras, projetos, propostas visuais de qualquer lugar do País (observadas as condições entre a participação da obra física e obra virtual) que suscitem o diálogo e interação entre espaço, arte e público.
O Coletivo Difusão não remunerará a participação dos projetos envolvidos, não custeará o envio de obras físicas para integrar as mostras, não custeará a vinda de artistas de outros Estados que porventura tenham sido selecionados para o Festival Até o Tucupi 2011.
A proposta:


A proposta:

Mostra Física
·       Compacto.ARTE: A idéia é ocupar a sede do Coletivo Difusão, usar a edificação como suporte para intervenções artísticas nas paredes de cômodos e móveis, tudo acompanhado de muita música. Essa produção será no fim de setembro. O objetivo é reunir e mapear artistas visuais, além de criar ambientes repletos de arte e novas experiencias.
·         Mostra Amazônia de Fotografia 2011: Esta mostra foi programada para a Semana de Meio Ambiente ocorrida em junho no Ministério da Aeronáutica, Brasilia-DF. Em manaus a exposição será montada durante o Festival Até o Tucupi. A mostra possui 28 fotografias sobre Amazônia e aborda imagens de pessoas, fauna, paisagem e outros olhares afim de traduzir a vida nesta região.
·         Intervenções Urbanas: Desde a primeira edição do Até o Tucupi os artistas visuais foram desafiados a utilizar o ambiente, o espaço para elaboração de seus projetos. O Coletivo Difusão abre para idéias que experimentem ou simplesmente apropria-se de espaços públicos, ruas, relação obra e público, projetos em processo, efêmero, transgressor, interativo, multimídia  como propostas de Grafite ao vivo, varal fotográfico, posição de quadrinhos gigantes, projeto de cenografia de palco. Alguns dessas trabalhos conseguem um diálogo transversal com música, audiovisual como performances, videoartes.
Mostra Virtual
·         Edição de vídeo com as obras virtuais para download e exibição online: Este ano a frente de linguagem Poética Visuais do Fora do Eixo lançou um edital para envio de trabalhos artísticos proporcionando intercambio, trocas e outras relações nas artes visuais durante o Festival Grito Rock. O envio de diversos trabalhos resultou na edição de um vídeo, projetado em diversos eventos espalhados pela América Latina e Estados Unidos. Na mesma proposta o Festival Até o Tucupi abre para artistas de todo Brasil para envio de trabalhos para que possa continuar uma possibilidade de conexão com a finalidade de cada vez mais distribuir e circular trabalhos visuais utilizando sistemas virtuais.
·         Projeção de Imagens: Em parceria com o Clube de Cinema do Fora do Eixo as projeções de imagens realizadas no Festival Até o Tucupi serão previamente organizadas. Ocorrerá um mapeamento dos locais e das atividades em que elas estarão presentes. As projeções estão programadas da seguinte forma. Uma noite durante a programação será destinada a projeção de imagens com conteúdos como o vídeo editado das obras enviadas a partir dos artistas interessados e cadastrados, vídeos da distribuidora do fora do eixo - DF5, os resultados das oficinas de audiovisual e trabalhos do acervo do difusão e parceiros.
·         Revista Online: Tem a finalidade de registrar, distribuir e mapear artistas visuais brasileiros, com atenção especial para os artistas visuais do Amazonas. Seu conteúdo será voltado para apresentação da linguagem de artes visuais e suas múltiplas experimentações: Artes Plásticas, Design, Moda, Publicidade, Performance, Videoarte, entre outros. Todos os trabalhos selecionados terão espaço garantido nesta edição da revista online.
Contato:
Paulo Trindade . Coletivo Difusão . Circuito Fora do Eixo
[Vivo] +55 92 9104 7772 [Timo} +55 92 8220 6072 [Twitter] @phtcweb [Skype] phtcweb
http://www.coletivodifusao.tumblr.com/, http://www.foradoeixo.org.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário